Ocorreu nesta sexta-feira, na sede da Embrapa em Brasília, a etapa final da chamada Pontes para Inovação, chamada criada pela Embrapa e Cedro Capital, reunindo as Agritechs finalistas no programa que poderá aportar até R$ 5 milhões a cada uma.

Lançada em setembro de 2017, o objetivo da chamada é identificar empresas parceiras da Embrapa na adoção e desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio, para que possam acelerar seus negócios por meio do aporte de capital de Fundo de Investimento e, consequentemente, ampliar o impacto das tecnologias da Embrapa no mercado, a chamada recebeu 38 inscrições de empresas e startups interessadas em receber recursos para expandirem seus negócios. Dessas, dezessete (45%) passaram para segunda etapa de classificação e sete (18%) chegaram à fase final e apresentaram seus negócios durante o evento.

“De forma geral, tivemos um volume de inscrições satisfatório e a qualidade das propostas superou nossas expectativas. Estamos bastante otimistas quanto a essa etapa final”, ressaltou Alessandro Machado, sócio da Cedro Capital.

Para o chefe da Secretaria de Negócios da Embrapa, Vitor Hugo de Oliveira, trata-se de uma experiência inédita de aproximação da Embrapa com o ecossistema de inovação brasileiro: “Essa chamada abre uma nova fase na Empresa, na qual a instituição se coloca também como elo de aproximação de agentes financiadores e das empresas parcerias, ampliando a capacidade de que estas empresas possam impactar positivamente o mercado com tecnologias da Embrapa”.

A avaliação das empresas considerou a aderência das propostas com as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, potencial e oportunidades de mercado, diferencial e competitividade do negócio, bem como o grau de maturidade das tecnologias para adoção pelo mercado e possíveis impactos social, econômico e ambiental.

Das 7 finalistas, as 6 seguintes estiveram no evento de apresentação:

GIRA – gira.com.br

O Gira é um sistema de gestão de recebíveis com aplicativo web que permite o monitoramento online de suas operações de crédito no agronegócio. Permite realizar visitas georeferenciadas garantindo o monitoramento do compromisso vinculado a indicadores agronômicos de produtividade.

AGRONOW – Agronow.com.br

Monitoramento e Previsão online com alta performance. A AgroNow é uma plataforma WEB, 100% automatizada que através de imagem de satélite e um algoritmo próprio monitora o desenvolvimento das culturas e prevê sua produtividade. Os dados são analisados em poucos segundos e os resultados possuem alta taxa de acerto (acima de 90%).

AGROROBÓTICA

Fotônica em certificações agroambientais. Certificação de qualidade de produtos agrícolas pela luz, a exemplo da análise sensorial do café.

AGROSMART – agrosmart.com.br

Monitoramento de cultivo para viabilizar melhor tomada de decisões. A Agrosmart acredita que pode melhorar a vida das pessoas no campo e a produção de alimentos no mundo ao buscar sempre um modo mais inteligente de fazer as coisas. Por isso, com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar o uso dos recursos na agricultura criamos um modo de cultivo inteligente, conectando o agricultor a sua plantação. Assim, ao monitorar diversas variáveis ambientais, geramos informações relevantes que auxiliam em uma melhor tomada de decisão para uma agricultura mais sustentável e produtiva.

C4 CIENTÍFICA – c4cientifica.com.br

A C4 Científica e a C4 Biotecnologia compõem um grupo com foco no desenvolvimento de equipamentos e projetos. Extenso know-how para produção de mudas e plantas em escala comercial.

HORUS – horusaeronaves.com

A Horus Aeronaves oferece soluções inteligentes em mapeamento na palma da sua mão, baseada na integração de drones (VANTs) com uma plataforma que transforma mapas em informações reais para decisões inteligentes. Com a coleta precisa de informações, viabiliza-se realizar diagnósticos assertivos em: Índices de Vegetação; Contagem de plantas; Identificação de linhas e falhas no plantio; Identificação de pragas e doenças; Identificação de deficiência nutricional; Geração de Shape Files; Manejo eficiente de insumos; Aumento da Produtividade e Lucratividade na Agropecuária.

 

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui