InovAtiva Brasil capacita em Modelagem Financeira

Transformar uma proposta de valor em modelo financeiro é a meta deste curso

O Programa InovAtiva Brasil oferecerá, de 06 a 26 de novembro de 2017, um curso para empreendedores voltado à Modelagem Financeira de negócios inovadores, com o objetivo de ajudar tais empresários a fortalecer suas empresas. O InovAtiva, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com o Sebrae, é voltado para a aceleração de pequenos negócios de base tecnológica com projetos inovadores.

Logo após definir a proposta de valor do seu negócio, é essencial ao empreendedor transformá-la em números. Muitas vezes, a proposta de valor parece muito boa, mas não consegue gerar uma receita que cubra os custos de estruturação e operação do negócio. Por isso, é preciso elaborar a modelagem financeira da startup, demonstrando, quantitativamente, que o negócio poderá ser lucrativo para os sócios e potenciais investidores, ou seja, que a empresa terá uma boa saúde financeira.

Em geral, os empreendedores são muito otimistas com relação à capacidade da empresa em gerar lucros. Mas, qualquer investidor reconhece quando a modelagem financeira está frágil. Para isso, você deve utilizar técnicas que possibilitem a correta precificação do produto ou serviço e a identificação e gestão dos itens de custos necessários para a estruturação e a operação de seu negócio.

O curso ensinará empreendedores a modelar financeiramente sua empresa para interação com investidores, inclusive estimar receitas, custos e investimentos, projetar o fluxo de caixa e estimar o valor de mercado.

– Precificação: metodologias básicas utilizadas pelas empresas para definir o preço de seus produtos e serviços.

 – Precificação inovadora: mais do que calcular os custos de produção, empresas inovadoras têm utilizado novas metodologias para definir o preço de seus produtos e serviços como forma de ampliar receitas e margens.

 – Custos Pré-operacionais: a proposta de valor pode ser muito boa, mas é preciso saber quais são os investimentos necessários para a viabilizar o negócio, em termos de equipamentos, pessoas, tecnologia, etc.

– Fluxo de caixa: um dos desafios de uma startup é investir corretamente os recursos (captados ou gerados) para o desenvolvimento bem-sucedido do negócio. O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia no controle financeiro do negócio, possibilitando acompanhar toda a movimentação financeira em termos de entradas e saídas de dinheiro no caixa.

– Valuation: na interação com investidores é essencial que você saiba quanto vale sua empresa. Para isso, iremos apresentar técnicas para a definição do valor de uma startup.

 – Cases reais: entrevistamos quem já passou por tudo que você está passando agora. Esses empreendedores tiveram os mesmos desafios que você está enfrentando agora para elaborar a modelagem financeira e conseguiram ter sucesso.

O curso é indicado para todos os perfis empreendedores. Se a sua empresa ainda não existe, os conteúdos desse curso mostram os elementos centrais que você precisa levar em consideração para ter um negócio bem-sucedido. Se a sua empresa já existe, é importante revisar os elementos da modelagem financeira e de valuation para identificar oportunidades para a aceleração de seu negócio.

Será ministrado pelos seguintes profissionais:

  • Luiz Caselli: sócio da McKinsey & Co. e especialistas em finanças corporativas, gestão de investimento, gestão de risco e private equity.
  • Pedro Waengetner: CEO da ACE (goace.vc)
  • Cases:

Com metodologia baseada em vídeos curtos, acessíveis pelo celular e que se encaixam na sua rotina apertada, o conteúdo apresenta uma visão geral dos assuntos, com as informações básicas e indispensáveis. Junto aos vídeos, seguirão materiais complementares para você se aprofundar naquilo que julgar importante, além de ferramentas e desafios práticos.

Colaborar, colaborar, colaborar: Na plataforma do InovAtiva você é o aluno e o professor, todas as atividades práticas são feitas para voltarem para a plataforma e receberem feedback da própria comunidade. Ajude as outras pessoas e você será ajudado, você pode fazer perguntas no fórum, indicar novos materiais e mandar mensagens privadas para outros empreendedores. A equipe do InovAtiva também fica por aqui, CONECTE-SE.

Ao final do curso, você estará preparado para começar a vender de forma mais agressiva e começar a sentir segurança para decolar a empresa.

Informações adicionais e Inscrições em http://www.inovativabrasil.com.br/plataforma/curso/detalhe/24/modelagem-financeira.

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui