A quarta Quinta-feira do mês de Novembro acolhe um tradicional feriado anual nos Estados Unidos e no Brasil: o Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças. Esta tradicional data para os americanos tem raízes culturais e religiosas históricas, representando um momento de celebração e agradecimento pelas bençãos e conquistas do ano decorrido. No Brasil, apesar de instituída oficialmente em lei desde 17 de Agosto de 1949, a data ainda não tem a mesma relevância para a sociedade.

Ao passo em que aproveitamos esta data para agradecer pelas conquistas e superações alcançadas sob várias perspectivas, cabe aproveitar o momento para uma reflexão do poder da Gratidão na dinâmica do trabalho em equipe dentro de organizações, ou mesmo na dinâmica da coesão produtiva em uma sociedade.

Em uma economia global na qual a riqueza caminha cada vez mais na direção da agregação de valor por elementos intangíveis, o valor de se nutrir um ambiente de qualidade emocional, bons relacionamentos, saudável troca de inteligência, ou ainda prestígio da boa reputação e da confiança constrói um patamar mais elevado de motivação para as equipes e gera resultados concretos, seja em métricas financeiras, seja em satisfação e bem-estar coletivo como um todo.

O poder de um gesto sincero de agradecimento é inegável. Gera consequências relevantes tanto para quem agradece, quanto para quem recebe o agradecimento, na direção de energizar a aura dos indivíduos, fortalecendo o engajamento às metas estabelecidas, e estimulando a integração para alcance de propósitos mais audaciosos para a equipe.

Então, se temos consciência deste poder da Gratidão, por que nos restringirmos a apenas um dia ao ano para exercitá-la? Nada disso… Um dia ao ano é muito pouco! Fortaleçamos esta atitude de forma rotineira em nosso cotidiano durante o ano todo.

Uma atitude de gratidão representa reconhecermos pequenas ações no dia-a-dia que mereçam um gesto de apreço, e realizá-lo. No trabalho colaborativo, praticar o agradecimento ativa um ciclo virtuoso no qual os colegas se sentem relevantes e apreciados por suas contribuições.

Enquanto essa atitude permeia a todos os membros de um grupo, um perfil que merece atenção especial neste escopo é o daqueles que detêm função de Liderança. O líder, por sua posição de referência para os demais, pode orientar a cultura da gratidão no grupo. E formas simples ajudam neste cultivo, como as três posturas a seguir:

  • 1. Celebre as pequenas conquistas — e as grandes também! Por que esperar o balanço anual ou um grande acontecimento para expressar apreço pelos esforços e trabalhos bem realizados? Afirme agradecimentos por cada etapa vencida e elogios merecidos por seus colegas de equipe.
  • 2. Surpreenda… Identifique formas pontuais e inesperadas para reconhecer os esforços dos colegas. Um gesto de apoio, um lanche ocasional, ou um bate-papo informal podem ter efeito extraordinário ao emocional de um colega ou de todo o time.
  • 3. Ouça com empatia. Demonstre seu apreço pelos colegas por meio de acolhimento, compaixão e abertura a novas ideias, mesmo aquelas que se opõem ao seu ponto de vista atual.

O cultivo proativo desta mentalidade que prestigia os indivíduos também em sua dimensão emocional pode sim ser o ingrediente adicional que fará a diferença entre um ambiente nocivo ou um outro de prosperidade coletiva. Escolha o melhor caminho.

E Muito Obrigado!

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui