InovAtiva Brasil treina empreendedores sobre ambiente digital

Trabalhar bem a estratégia de marketing digital pode ser um grande diferencial para os pequenos negócios

A partir desta segunda-feira (24), o programa InovAtiva Brasil dará início a um curso para os 300 selecionados pelo programa nesta primeira etapa de 2017, voltado para orientações e dicas sobre a condução destes empreendedores à melhor maneira de utilizar mídias digitais para divulgar seus produtos e serviços. O objetivo desse curso é ajudar tais empresários a intensificar suas vendas e faz parte do programa Acesso ao Mercado. O InovAtiva, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com o Sebrae, é voltado para a aceleração de pequenos negócios de base tecnológica com projetos inovadores.

Para que seja ainda mais eficaz, o programa disponibiliza neste módulo, além da plataforma audiovisual, materiais que complementam a formação do empreendedor. De acordo com o gerente de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae, Célio Cabral, quando os participantes assistem às aulas, entregam as tarefas dentro dos prazos estipulados e realizam feedback a cada produção, além de receberem um certificado de participação. “A interação entre os participantes e a construção conjunta das tarefas é um dos pontos mais interessantes dos cursos do InovAtiva. A metodologia facilita o aprendizado e faz com que o empresário absorva o conhecimento de forma orgânica”, afirma.

De acordo com dados da pesquisa TIC Empresas – de 2013 –, 89% das empresas de grande porte têm presença significante no âmbito digital, por isso, o InovAtiva oferta esse módulo específico. “O treinamento é voltado para os empreendedores com interesse na divulgação de produtos e serviços online, que buscam utilizar o sistema como forma de intensificar as vendas e aumentar a popularidade no mercado”, explica o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza. Segundo ele, como a presença na web tem influência direta na relação empresa/cliente, quanto mais informações na produção e atividades oferecidas, maior a procura pelo serviço.

O êxito de experiências anteriores com esse módulo é ressaltado por várias startups que já participaram do programa. Francisco Barroso, CEO da startup Tag4Tip, por exemplo, conta que o curso serviu para que a equipe aprendesse que não há venda de forma genérica. “Temos que escolher o público-alvo e direcionar propagandas para esse mercado. Essa é a única forma de medir o alcance e retorno da propaganda. Evoluindo de forma contínua, podemos chegar cada vez mais perto do cliente e fechar a venda com mais facilidade”, explica.

Já Vanessa Delpy, co-founder da Espichamos.com, ressalta a importância da praticidade do curso que, a seu ver, “se adapta às nossas necessidades pessoais”. “A capacitação é fundamental, principalmente para alguém que está começando. O curso de Acesso ao Mercado trouxe muito conhecimento, como a questão de aprender a mensurar resultados, estabelecer metas digitais, vendas e tipos de negócio”, diz.

Mais informações para empreendedores
Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui