Sem autorização das autoridades chinesas para abertura da sua operação direta no país, a Netflix adotou um formato alternativo para acessar aquele enorme mercado de entretenimento ao anunciar um acordo de licenciamento com um de seus mais poderosos concorrentes locais, a IQIYI.

Baseada em Beijing, a IQIYI é uma grande provedora de serviços de vídeo, e integra o grupo BAIDU, um dos maiores conglomerados da Internet no planeta. E com ela a Netflix estabeleceu a parceria para distribuição de conteúdo na China, anunciada nessa terça-feira nas prévias da conferência APOS, em Bali, na Indonésia.

Frank Underwood, personagem de Kevin Spacey na série House of Cards, fez enorme sucesso na China

Segundo Robert Roy, vice-presidente de conteúdo da Netflix, “A China é um importante mercado por razões óbvias; também é um mercado desafiador, por razões óbvias. Neste momento, tratamos do licenciamento de conteúdo da Netflix para a China, e estamos entusiasmados com o acordo com a iQiyi.”.

Em resposta aos repórteres, Roy adicionou: “Para nós, [o acordo] propicia algumas coisas, como distribuir nosso conteúdo para o território e criar reconhecimento para a marca Netflix e seu conteúdo”.

A iQiyi, teve início como uma plataforma de vídeo alicerçada em publicidade, mas tem transicionado para um modelo de assinatura semelhante ao da Netflix. Apesar de contar com a maior base de usuários pagantes e o mais amplo portifólio de conteúdo, a empresa enfrenta um cenário local de muita competição, em especial por empresas bem capitalizadas pertencentes à gigante do comércio eletrônico Alibaba.

Em uma iniciativa anterior no mercado chinês, a Netflix conseguiu autorização para distribuir a série House of Cards, que se tornou um fenômeno, viralizando na plataforma Sohu, antes de ser suspenso pelas autoridades locais.

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui