Ninguém vai a Helsinque em Novembro… Ninguém a não ser os mais radicais empreendedores e investidores do planeta, responsáveis por transformações que impactarão pessoas, empresas e governos mundo afora em 2018.

É que, no último dia do mês e no primeiro de Dezembro, a capital finlandesa hospeda o SLUSH, principal evento global de empreendedorismo de alto impacto.

Neste ano de celebração dos 100 anos da Independência da Finlândia, o evento, que teve sua primeira edição em 2008, ganha algo relevante: pela primeira vez, o Brasil participa com uma delegação oficialmente reconhecida pelos organizadores. Realizada pela Epicentor, o grupo conta com apoio da Batuque Promo, do Consulado da Finlândia no Brasil, da Record TV e de outros parceiros.

E esta terça-feira, 28, marcou o início das atividades da delegação Brasileira na missão de 2017. É que o time, composto por dezenas de empresários e experts de diversos estados Brasileiros, decidiu chegar mais cedo a Helsinque para cumprir uma pauta de trabalho bastante especial.

Começando em grande estilo, o grupo foi recebido pela VTT, a agência de pesquisa e desenvolvimento do governo finlandês que é um dos principais indutores de inovação empresarial da Europa. Com uma programação futurística que cobriu o estado-da-arte em temas como Smart Cities, o Futuro da Energia, Economia Circular e outros, o grupo foi recebido por especialistas que desenvolvem pesquisas inovadoras não somente para a Finlândia, mas para empresas de todo o mundo.

A sequência de palestras contou com interações ativas, com esclarecimento de inúmeras duvidas dos empreendedores brasileiros, e foi seguida por uma visita ao laboratório subterrâneo de robótica da VTT, construído no antigo espaço de um bunker da segunda guerra mundial. Nesta unidade, a VTT desenvolve pesquisas que estão não somente melhorando a eficiência de linhas industriais, mas também evoluindo a segurança das interações entre o ser humano e os robôs.

Na próxima atividade do dia, a delegação foi “estilingada” para uma reunião no “ninho dos Angry Birds”, ou seja, a sede global da Unicórnio fabricante de games ROVIO. Nesta ocasião, o grupo conheceu a história, com uma análise de erros e acertos que fizeram da empresa, que recentemente abriu seu capital, uma gigante global no mercado de jogos para celulares, além de audiovisual, parques temáticos e licenciamento de marca.

Já a conclusão do dia de trabalho ocorreu também em alto estilo, em um jantar com a presença do Exmo. Embaixador do Brasil na Finlândia, Antônio Francisco da Costa e Silva Neto. Nesta etapa, o grupo pode ouvir do diplomata conhecimentos relevantes sobre o potencial de fortalecimento dos negócios entre o Brasil e a Finlândia em setores de alta tecnologia e sustentabilidade. Reiterando o apoio da embaixada à vinda da delegação brasileira a Helsinque, o embaixador pontuou dicas e instrumentos que poderão facilitar a intensificação do comércio entre empreendedores dos dois países.

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui