A Universidade de Oxford anunciou nesta quarta-feira, 11, a indicação do renomado Professor Soumitra Dutta como novo Reitor da Saïd Business School.

Reitor fundador da Cornell SC Johnson College of Business da Cornell University em Nova Iorque, o Professor Dutta deve assumir o cargo de Reitor da Oxford Saïd em 1º Junho deste ano.

Sua exemplar carreira acadêmica de três décadas inclui, além da valorosa contribuição à Cornell University, postos como a atual presidência do conselho (Chair) da Global Business School Network e 13 anos em cargos de liderança no excepcional instituto francês INSEAD. Professor Dutta também participa de conselhos de empresas internacionais, fundou várias start-ups de sucesso, co-presidiu o Global Future Council on Innovation Ecosystems do Fórum Econômico Mundial e criou alguns dos principais rankings globais de tecnologia e inovação. Também atuou como conselheiro senior de vários governos para políticas de tecnologia e inovação.

O Professor Louise Richardson, vice-Chanceler de Oxford responsável pelo convite ao Professor Dutta, disse: ‘Estou encantado que o Professor Dutta tenha aceitado nosso convite para assumir a Reitoria da Saïd Business School. Ele agrega uma perspectiva global, ampla experiência e robusto conhecimento em tecnologia e educação de negócios. Estou ansioso para trabalhar com ele.’

O futuro Reitor, Professor Dutta, comentou sobre sua indicação:

‘Estou lisonjeado em me juntar à Saïd Business School na Oxford University. Minha filha Sara se formou em Oxford e tanto minha esposa Lourdes quanto eu tivemos oportunidade de desfrutar de um semestre sabático de estudos aqui. Estamos ambos entusiasmados em participarmos desta comunidade diversa, excitante e inovadora.

É uma honra ter sido indicado como Reitor desta instituição única, dentro de uma das principais universidades do planeta. Quero muito colaborar com colegas, estudantes e ex-alunos da Saïd e demais faculdades de Oxford, para continuarmos avançando a escola a novos patamares de excelência e impacto.’

Sobre a OXFORD SAÏD

A Saïd Business School na University of Oxford converge o melhor do novo e do antigo. É uma das melhores faculdades de administração e negócios do mundo, segundo vários rankings, vibrante e inovadora, mas ao mesmo tempo encrustada em uma das mais tradicionais universidades do mundo, Oxford, com seus 800 anos de excelência acadêmica.

Na Saïd criam-se programas de ensino e soluções empresariais que tem impacto global. Pessoas são educadas para carreiras de sucesso no mundo da gestão, e, enquanto comunidade, se unem visando resolver problemas de escala global. Desenvolvem pesquisas e atividades que transformam indivíduos, organizações e a sociedade em geral.

Sobre o Professor SOUMITRA DUTTA

Soumitra Dutta é atualmente Professor de Gestão é foi o Reitor fundador da Cornell SC Johnson College of Business na Cornell University em New York. Ele é também o co-fundador e Presidente do Portulans Institute, um instituto apartidário e sem fins lucrativos baseado em Washington DC focado na pesquisa e disseminação de tecnologia e inovação. Foi ainda o Roland Berger Chaired Professor of Business and Technology no INSEAD e diretor fundador do eLab@INSEAD, um centro de excelência na economia digital.

Soumitra Dutta agrega uma perspectiva única à estratégia de negócios e tecnologia em uma economia globalizada. Com um PhD em inteligência artificial e ciências da computação pela University of California at Berkeley, Dutta tem base sólida em ciências de dados e tecnologias avançadas. Em seus trinta anos como professor entre o INSEAD e a Cornell University, conduziu extensa lista de pesquisas e consultorias a empresas líderes mundiais.

Foi co-fundador e fundador, respectivamente, de dois dos principais rankings globais em tecnologia e inovação: o Network Readiness Index (publicado por 15 anos pelo Fórum Econômico Mundial) e o Global Innovation Index (publicado pela World Intellectual Property Organization).

Dutta atuou junto a diversos governos na formulação de políticas efetivas para tecnologia e inovação, e serviu a conselhos de algumas das principais empresas do planeta, incluindo a Sodexo, Dassault Systemes e ZS Associates, tendo conforto em lidar com questões de estratégia empresarial nos mais altos níveis. Também se entusiasma em atuar junto a start-ups (inclusive as fundadas por seus alunos), tendo ele próprio co-fundado duas dessas – a Fisheye Analytics (empresa de análises de mídias sociais que foi adquirida pela WPP Communications Group em 2013) e a Igesia (uma empresa de Edutech fundada em 2019).

Também se envolve com atividades sem fins lucrativos e tem assento em conselhos de diversas escolas de administração mundo afora, incluindo Centrum Catholica (Peru), HEC Montreal (Canadá), Universidade de Los Andes (Colômbia), ESADE (Espanha) e outras. Já presidiu a principal agência de acreditação de escolas de administração do globo, a AACSB, e é atualmente o presidente do conselho da GBSN (the Global Business School Network). Está engajado há mais de uma década com atividades do Fórum Econômico Mundial, onde também serviu como co-Chair do Global Future Council on Innovation Ecosystems.

É um excepcional palestrante, oferecendo perspectivas modernas sobre seu profundo conhecimento da Ásia, Europa e das Américas. Em 2017, foi agraciado com o prêmio Distinguished Alumnus Award de sua escola de origem, o Indian Institute of Technology, em Nova Delhi.

Neste momento, o Professor Dutta desenvolve pesquisas em inteligência artificial, estratégias e políticas tecnológicas e de inovação tanto no âmbito corporativo, quanto governamental. Recebeu diversas condecorações por sua performance em pesquisa e ensino. É autor e co-autor de diversas publicações relevantes no meio empresarial, sendo sua mais recente o livro The World After Covid, que explora como a educação e os negócios deverão evoluir como resultado do prolongado impacto da pandemia da Covid-19.

1 Comentário

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui