Caos Federal

O mundo assistiu ontem, 08/Jan, ao transbordo da inconsequência e do extremismo em Brasília. Invasões ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro resultaram em vandalismo e depredação generalizada, gerando estarrecimento em toda a sociedade.

Resultando em danos materiais vultosos e denúncias de roubo de documentos e patrimônio público, a ação delinquente denotou omissão, ou eventualmente conivência, por parte de forças de segurança, servidores públicos e autoridades que deveriam ter atuado na sua prevenção. A absurda tentativa de golpe de estado presenciada na capital federal foi repudiada por lideranças de todo o planeta.

A recuperação das capacidades comprometidas levará tempo, e pressupõe alcançar patamares bem mais consistentes contra futuras agressões semelhantes, tanto em relação às estruturas físicas, quanto aos processos e normativos legais que ampliarão a segurança dos três Poderes da República brasileira.

O Governo Digital em Risco

Convergindo com a tendência global de transformação digital, as instituições do Governo Brasileiro atuaram nas últimas décadas implementando estruturas de atendimento online aos cidadãos e gestão de processos públicos em plataformas cibernéticas. Os sistemas consolidados representam um complexo ecossistema de dados, transações e serviços online inquestionavelmente crucial à funcionalidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Temos hoje, portanto, um arcabouço tecnológico cobrindo todas as áreas temáticas e pessoas físicas e jurídicas do Brasil, que confere às instituições públicas um grau de produtividade, transparência e resolutividade de demandas da sociedade impossível de se alcançar sem o emprego de meios digitais.

E assim coloca-se a questão-chave: o que ocorreria com a própria funcionalidade orgânica do país, caso a mesma agressividade terrorista vivida ontem na Praça dos Três Poderes fosse aplicada por agentes maliciosos na direção de inviabilizar em parte ou no todo o ecossistema de Governo Eletrônico do Brasil?

Prontidão Cibernética

A ameaça trazida hoje por forças extremamente preparadas para infligir ataques ao Governo Eletrônico brasileiro é real e iminente. Sendo uma das maiores economias do planeta, a qual vive momento auspicioso de transição política com desdobramentos nas arenas de comércio, diplomacia, tecnologia, entre outras, o Brasil precisa compreender que é alvo permanente do interesse geopolítico e também oportunístico de grupos de todo o planeta. Infelizmente, vários desses grupos, relacionados ao crime organizado e lançando mão de forma discreta ou explícita de ataques ao ambiente cibernético para alcançar seus objetivos.

Considerando, ainda, a premissa lamentavelmente possível de que indivíduos conhecedores de diversos aparatos digitais, senhas, arquiteturas e bases de dados internos aos órgãos federais estejam hoje estimulados a colaborar com o caos nacional, urge a aplicação de medidas de segurança digital e de prontidão cibernética impessoais, imparciais e minuciosas para a prevenção de tais desastres com prioridade ainda maior que em outros momentos.

Incidentes recentes, como os que derrubaram sistemas no Ministério da Saúde e Datasus, no SEBRAE Nacional, ou na Câmara dos Deputados, nos propiciam imaginar os possíveis transtornos resultantes da manipulação ou inviabilização de bases de dados e infraestruturas digitais críticas, como as do Banco Central, da Polícia Federal, dos Tribunais Superiores ou das casas Legislativas. Tais eventos acarretariam crises financeiras, comerciais, logísticas e de segurança da vida em ordem de magnitude extremamente severa.

Para tranquilização dos atuais gestores, mecanismos metodológicos e tecnológicos disponíveis hoje no mercado brasileiro são capazes de prover o necessário suporte na direção da detecção de vulnerabilidades, identificação de ameaças e mitigação de riscos de forma preventiva, antes que enfrentemos no domínio cibernético danos semelhantes aos que presenciamos fisicamente na principal Praça Pública de nosso país.

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui