Apesar da queda de preços da gasolina nos Estados Unidos, uma nova pesquisa da AAA revela que o interesse do consumidor americano em veículos elétricos permanece alto, indicando que mais de 30 milhões de americanos desejam comprar um veículo elétrico em sua próxima troca de carro. Com vendas crescentes, maior autonomia e menores custos, a AAA prevê um futuro consistente para os veículos verdes e anuncia os melhores veículos elétricos, híbridos e outros veículos eficientes, com base em rigorosa e independente avaliação.

“Com custos de propriedade mais baixos e compatibilidade com tecnologias autônomas emergentes, os veículos elétricos estão destinados a serem os preferidos no futuro,” disse Greg Brannon, diretor de engenharia automobilística da AAA. “A Tesla — que se destaca nas avaliações da AAA — contribui com o aumento do apelo por veículos elétricos mostrando que eles podem ser estilosos, avançados e com alta performance.”

Mesmo com uma queda de cerca de 40% no preço dos combustíveis derivados de petróleo nos últimos 5 anos nos EUA, a pesquisa identificou que o interesse dos consumidores pelos veículos elétricos não diminuiu. De fato, o número total de americanos desejosos por adquirir um veículo elétrico equivale ao total que deseja uma camionete pickup, apontando que 15% dos consumidores procurarão por veículos elétricos em sua próxima troca de carro.

A preocupação ambiental permanece como principal razão para os compradores de veículos elétricos, mas a AAA também identificou que custos menores no longo prazo, desejo por tecnologias mais avançadas e, ainda, acesso às faixas especiais em rodovias (car pool lanes) são motivadores. A maior autonomia e flexibilidade dos veículos híbridos também atraem os americanos, com 32% dos clientes propensos a adquirir veículos movidos a gasolina e baterias.

Ranking Verde 2017 da AAA

Além dos veículos elétricos e híbridos, a pesquisa da AAA verificou que a economia de combustível permanece como fator importante para os compradores americanos, com 70% considerando este um fator primordial na escolha de um veículo – equiparado ao custo, ao índice de acidentes e à performance – à frente da tecnologia de segurança do carro (com 50%), marca (48%), estilo, cor e design (46%) e conectividade ao smartphone (34%).

Olhando para o futuro, o Centro de Pesquisa Automobilística do Automóvel Clube do Sul da Califórnia avalia e ranqueia veículos elétricos, híbridos, a gás, a diesel e os de alta economia em gasolina para o Guia Anual de Veículos Verdes da AAA. Para isso, são usados os critérios mais relevantes para os compradores, incluindo dirigibilidade, segurança e performance. “Apesar do forte desejo por carros verdes, a mudança para um veículo elétrico, híbrido ou outro eficiente quanto ao consumo pode ser preocupante para o comprador,” diz Megan McKernan, gerente do Centro de Pesquisa Automobilística. Os vencedores, critérios e avaliações detalhadas da indústria de carros verdes podem ser encontrados no endereço AAA.com/greencar.

Mas, apesar dos veículos elétricos serem uma opção atraente aos compradores, a pesquisa identificou que mais da metade dos americanos hesitam em fazer a troca devido à chamada “ansiedade do alcance”, que é a preocupação de se ficar sem carga elétrica durante uma jornada ou da escassez de pontos de recarga em sua região. Este medo persiste apesar do fato que os motoristas americanos informam ter uma distância média de jornada (50 quilômetros) e um tempo médio de jornada (46 minutos) bem menores que a autonomia de mais de 160 quilômetros oferecida pela maioria dos veículos elétricos.

“A ansiedade do alcance resulta do fato dos motoristas verem postos convencionais de combustível, e não estações de recarga elétrica, a cada esquina,” continua Brannon. “Apesar dos carros elétricos não se adequarem a todos os estilos de vida, o número de estações de recarga quadruplicou nos últimos 5 anos, e as baterias suportam com folga as jornadas médias atuais.” Em 2017, a disponibilidade de estações de recarga superou o total de 15.000 locais nos Estados Unidos.

Dados adicionais da pesquisa, detalhes metodológicos, fotos e vídeos podem ser obtidos em NewsRoom.AAA.com. Ranking pode ser encontrado aqui.

Serviço AAA: Maior instituição americana de serviços automotivos, a AAA foi fundada em 1902 como entidade sem fins lucrativos e provê serviços de viagem, seguro, financiamento e resgate automotivo a mais de 57 milhões de clientes.

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui