Projeções Mapeadas criam ambientes virtuais

Lightform traz primeiro computador especializado em projetar realidades aumentadas

A popularidade das projeções mapeadas está crescendo exponencialmente nos últimos 5 anos. Suas aplicações ocorrem em shows e eventos ao ar livre, show-rooms e vitrines do varejo, em congressos corporativos, museus interativos, games ambientados, entre outros. Mesmo com todo o atual volume de uso, estamos apenas na gênesis desta nova mídia, e inovações em projeções mapeadas surgem a cada dia.

E você, já tem acesso a este novo meio criativo?

O Lightform se integra ao seu atual projetor de imagens

A startup Lightform, que vem trabalhando em modo silencioso nos últimos 3 anos, anunciou em Março último o início da venda por encomenda do seu produto de Projeção Mapeada com o mesmo nome da empresa, e que é capaz de interpretar o ambiente e criar imagens sobre quaisquer superfícies deste.

A empresa, que recebeu aporte de 2,6 milhões de dólares dos investidores Lux, Seven Seas, NSF, e ainda um dos cientistas-chefe da Oculus, apresentou o protótipo do seu produto, posicionando-o como a “solução de realidade augumentada que elimina os óculos de realidade virtual”.

Tido como o primeiro computador feito para projeção de realidade augumentada, também chamada de projeção mapeada, o Lightform se conecta a qualquer projetor de vídeo, podendo rapidamente escanear cenas complexas e tornar qualquer objeto numa tela de projeção. Com isso, inova o mercado por dispensar o uso de óculos ou máscaras headsets para realidade augumentada.

O equipamento utiliza visão computadorizada 3D em seu processo de escaneamento, transmitindo os dados para um aplicativo próprio que automaticamente gera efeitos e filtros que permitem ao usuário criar conteúdos atraentes e projetá-los nas superfícies mapeadas. Indo além, a visão 3D do Lightform mantém as projeções alinhadas às superfícies mesmo que estas estejam em movimento, criando resultados impressionantes para o público espectador.

O Futuro da Realidade Augumentada

Apostando que o futuro da realidade virtual virá da projeção mapeada, a qual proporciona experiências em grupo ao invés das experiências exclusivas da realidade construída com equipamentos individuais, a Lightform ultrapassou o paradigma das telas de projeção, tornando o próprio ambiente o seu canvas de exibição de conteúdo.

Com a capacidade de identificar movimentos no cenário em tempo real e ajustar a projeção em conformidade a esses movimentos, a solução permite instalações de digital signage, vitrines inteligentes, equipamentos educacionais e outras demandas interativas, sem a necessidade de caros ou complexos equipamentos adicionais. Isso traz a todos, inclusive arquitetos, designers de interior e artistas em geral, a oportunidade de aplicar criatividade a quaisquer materiais e estruturas existentes.

 

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui