Medicina ganha Inteligência Artificial no diagnóstico do câncer

Equipamentos de raios-X e scan CT inteligentes formarão rede em evolução permanente

A China realiza dezenas de milhares de diagnósticos de câncer diariamente. E pensando nisso, uma startup local chamada Infervision decidiu aplicar tecnologia de aprendizado por inteligência artificial (IA) para auxiliar os profissionais da área médica nesta atividade, visando conclusões mais eficientes e precisas.

Apenas no segmento pulmonar, o país relata mortes da ordem de 600.000 pessoas ao ano, número que vem crescendo devido à degradação da qualidade do ar, bem como a falta de diagnóstico precoce da grande maioria dos casos, o que dificulta os tratamentos.

Anunciando sua solução em uma feira científica esta semana em Pequim, Chen Kuan, CEO e fundador da empresa explicou que “A introdução de uma plataforma de precisão, com base em inteligência artificial com constante aprendizado, vai melhorar a acurácia na fase de avaliação de imagens dos exames, podendo evoluir para apoiar também as fases de avaliação clínica, prevenção e controle de doenças, recomendações médicas e, até mesmo, pesquisas médicas”. O Sr. Kuan, que também perdeu parentes em razão do diagnóstico tardio do câncer, disse que “Não temos um número suficiente de médicos, especialmente em radiologia. E em razão dos médicos chineses atenderem a tantos pacientes em um só dia, a qualidade do atendimento recebido pelos pacientes varia imensamente.”

Com base em anos de pesquisa, a Infervision lançou a primeira plataforma de precisão de saúde com IA, disponibilizando uma linha de produtos de raio-X assistidos por IA, e de diagnósticos CT assistidos por IA. Estes produtos passaram por testes e avaliações em centros médicos como o Hospital Shanghai Changzheng, o Tongji Medical College of HUST, e o Hospital Dalian Zhongshan, o Peking Union Medical College Hospital e mais cerca de 20 outros, quebrando as barreiras entre os dados médicos, tecnologia e cenários de aplicação de forma a criar um sistema computacional de precisão e aceitação no setor de saúde. Tanto a solução de raios-X, quanto a de CT, já processaram mais de 100.000 exames cada.

A empresa, que já recebeu aporte de investidores, incluindo a principal firma de venture capital na China, a Sequoia Capital China, será uma das empresas destaque na GPU Tech Conference que acontece na próxima semana na Califórnia.

Deixe seu comentário

Por favor inclua seu comentário
Digite seu nome aqui